História de P.T.N.

O comércio em Itabaína era, inicialmente, realizado no Riachão do Meio que tinha tudo para ser a sede cidade por localizar-se próximo à estrada velha que fazia ligação entre as propriedades rurais e outros municípios circunvizinhos. Após a construção da BR-101 mudou-se o comércio para o centro do povoado situado às margens da BR. Com isso, a Fazenda Velha vai se desfazendo, uma vez que seus moradores passam a residir e ter seus negócios no povoado citado acima.

Primeiramente chamado de Tabuleiro de Liberina (1940) a cidade de Itabaína teve início com uma barraca de palha que vendia alimentos e bebidas aos tropeiros que transportavam cargas nos animais. Essa famosa barraca ficava às margens da estrada, hoje conhecida como Estrada velha, que ligava as propriedades rurais à cidade de Valença, Nazaré e Aratuípe. Itabaína (como era chamada antes da emancipação) significa Ita=rama e Baina=pedra, ou seja, rama sobre pedras. Com a emancipação política em 24 de fevereiro de 1989 mudou-se o nome para Presidente Tancredo Neves.
A estrada velha servia de apoio às pessoas que transportavam cargas e também às pessoas que necessitavam se locomover para outras cidades.
O surgimento da BR-101, por volta de 1957, possibilitou a aceleração do crescimento em função da maior facilidade no transporte de cargas e passageiros.
A economia do município baseia-se principalmente dos produtos agrícolas. Os mesmos são comercializados na feira local que sempre teve lugar de destaque no comércio da região. Além desses produtos são negociados roupas e alimentos (carnes, peixes, legumes, verduras, etc.).


No centro desse povoado havia uma praça e alguns poucos comércios, segundos relatos de moradores mais antigos essas “vendas de balcão”, como eram conhecidas, comercializavam tudo do que as famílias necessitavam. Os produtos da região, ou seja, cravo, cacau, urucum e a farinha de mandioca eram vendidos nas mesmas mercearias que ainda dispunham de produtos básicos como arroz, feijão, açúcar e café.
As dificuldades eram muitas. Inúmeras pessoas caminhavam até 30 km guiando animais carregados com carga de farinha. Vinham e voltavam uma ou duas vezes por semana.

A principal atividade econômica na época era a produção da farinha de mandioca. As casas de farinha tinham características artesanais e utilizavam a força animal, para o seu trabalho mais pesado, este processo era conhecido como moenda.


Os grandes proprietários de terra arredavam suas plantações de mandioca para facilitar o processo de produção e as famílias por não terem onde produzir utilizava desse meio para garantir sua sobrevivência.

Aos poucos a modernização dos meios de produção se tornou inevitável. As casas de farinha foram beneficiadas com o advento dos avanços tecnológicos, inicialmente com pequenos motores que apenas colaboravam parcialmente com o processo de beneficiamento. Hoje porém, as mesmas dispõem de recursos que acompanham a produção desde o seu inicio até o processo final, tendo como conseqüência o aumento significativo da produção e geração de empregos.


Aos poucos o comércio foi crescendo e vários estabelecimentos se fixaram no município, mas uma característica marcante do comércio local é a presença de camelôs, tanto locais como de outras cidades.


A partir dai se torna visível o crescimento econômico gradativo com a expansão do comércio local, influenciando assim na emancipação política do município. Desta forma o setor econômico passou a atrair novas pessoas, com o intuito de investir e lucrar, aproveitando da mão-de-obra barata.

Os principais centros de geração de renda que podem ser citandos é a feira livre que aos sábados atrai centenas de pessoas que compram e vendem uma grande diversidade de produtos, gerando empregos diretos e indiretos, as fábricas de calçados e polpas que recentemente instalou-se no município empregando dezenas de pessoas, além da própria Prefeitura que gera uma grande quantidade de empregos nos mais diversos ramos e a agricultura que em particular é o carro chefe da economia no município, sendo que todos contribuem para o desenvolvimento do comercio local.


"COMENTÁRIOS"

“A vinda dos gaúchos para nosso município tem gerado empregos além do incentivo do plantio de graviola e maracujá, tornando nosso município o segundo maior produtor de graviola da Bahia.”

André Argolo (Secretário de Agricultura de Presidente Tancredo Neves)

“Ainda não temos ainda uma economia desenvolvida, temos sim uma economia em fase de desenvolvimento,e é justamente este aspecto que diferencia o município de outros da região, enquanto a maioria encontra com sua economia saturada, desgastada e sem motivação”.

Ademar Barreto (Secretário de Administração de Presidente Tancredo Neves)

“É uma região que produz diversos produtos, e isso vem contribuindo significamente para o desenvolvimento do município.”
Josilda Silveira (Secretária de finanças de Presidente Tancredo Neves).




























30 comentários :

  1. REALMENTE PTN TA MUDADA BEM MELHO AGORA PASADO JAMAIS...

    ResponderExcluir
  2. BRAS ALVES COMPRA DE PRODUTOS DA REGIÃO. disse:

    Presinete Tancredo Neves foi a cidade que mais absoveu a Educação nos ultimos 15 anos. parabens educardoris pelo que venhe fazendo por esta bela cidade.

    ResponderExcluir
  3. que bom ver nossa cidade cada vez mais linda,e desenvolvida.

    ResponderExcluir
  4. nossa fiquei feliz com tanta mudanca parabens ptn.

    ResponderExcluir
  5. essa cidade será uma referêcia para os bahiano.

    ResponderExcluir
  6. Parabens Tancredo neves.

    ResponderExcluir
  7. Tanto a cidade como o blog esta de parabens.deveria conter mais informaçao.Mais ja e suficiente

    ResponderExcluir
  8. foi muito bom rever a nossa cidade como era...
    como mudou nossa princesinha, ta muito linda hoje que continue assim viu meu prefeito moacy.

    ResponderExcluir
  9. Presidente Tancredo Neves - Ba tem muito a crescer ainda, graças ao desnvolvimento cutural e social que temos hoje somos previlegiados com o samu...
    Precisamos apenas de mais oportunidades de empregos, para que não possamos sair para outras cidades em busca de melhorias para a nossa comunidade muinicipio ou até mesmo estado. A cada dia tancredo cresce, porem as drogas aumenta ainda mais no municipio, as autoridades deveriam redigir uma pena para aqueles que usam drogas ilicitas, deveriam pegar todos e colocar numa casa de recuperação para e exigirem que os mesmos fizessem algo de voluntario, ou no municipio ou comunidade, deveriam tambem realizar seminarios em escolas e até mesmo na praça durante algumas festas ou evento quaquer que estivesse na cidade.
    No mais estou feliz por Tancredo esta sendo uma cidade que esta crescendo muito... " Desenvolvimento e progressão, tudo para ser uma cidade de reconhecimento no país."

    ResponderExcluir
  10. vlw prefeito Quinha pelo seu trabalho, q pena q vc e moacy não estão juntos + se vc confia no seu candidato estamos ai torcendo por vcs.

    ResponderExcluir
  11. agora só falta o calsamento,da avenida ipiranga...ficava mais bonito...o povo sofre com a poeira.a tantas saida pra roda da água tem o club etc..a cominidade torçe pra que o calsamento chega logo...falaram que o calsamento do bairro aecio ja esta até no projeto essa eu quero ver...

    ResponderExcluir
  12. amigo tuica socore nois da terra quebra e aqui perto da moenda encanalize agua em nossas casas .24 03 2012

    ResponderExcluir
  13. Nossa cidade esta bem melhor agora,era muito feia e desorganisada..parabens P.T.N

    ResponderExcluir
  14. KAKAKKAKAK QUE VERGONHA .....

    ResponderExcluir
  15. vc é muito engraçado viu amigo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Como acham que a cidade de Presidente Tancredo Neves cresceu,eu até concordo, em parte:aumentou o número de casas e de ruas.Mas a educação pública continua péssima,a assistência pública à saúde em calamidade,não temos segurança pública,alto índice de menores infratores(isso por falta de educação de qualidade).A cidade precisa mesmo é de desenvolvimento como: oportunidades de trabalho para todos,Cursos Profissionalizantes,valorização do trabalhador rural,das micro empresas e do cooperativismo.

    ResponderExcluir
  17. Observem este cometário: Presinete Tancredo Neves foi a cidade que mais absoveu a Educação nos ultimos 15 anos. parabens educardoris pelo que venhe fazendo por esta bela cidade.

    Quantos erros de português têm neste comentário?

    Agora me diz: Quem é o infeliz que parabeniza os educadores desta cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu mal educado você tem que se enxergar primeiro e depois falar dos outros seu bosta

      Excluir
  18. a historia lembramos muito do fundador aurelino aassim como aurelino trabalhou muito pelo municiplo candido valdo de ernesto quinha todos ajuram o desenvolvimento de tancredo neves espero que o proximo prefeito faça sua parte'

    ResponderExcluir
  19. Tenho um prazer de dizer q nasci nessa terra..
    Minhas raizes são daqui, por isso sou filho da terra..
    tenho 13 anos

    ResponderExcluir
  20. mudou muito mesmo vei como mudou

    ResponderExcluir
  21. COM TANTO PROGRESSO ASSIM ACHO Q VOU ME MUDAR PARA P.T.N

    ResponderExcluir
  22. Realmente, essa cidade se desenvolveu muito nesses ultimos anos, mas muita coisa ainda precisa melhorar, como foi dito em um comentário, a cidade precisa de asfalto, a poeira é muito intensa nas estradas, eu particurlamente quando passeio por P.T.N. acho muito desagradável a situação das estradas. Bom, más mesmo com problemas eu diria que é umas das minhas cidades preferidas, sempre quando tenho alguns dias de férias, já sei para onde ir. Parabéns Presidente Tancredo Neves.

    ResponderExcluir
  23. apesar de tudo T.P.N ela não era tao feia, apesar de que eu nasci aqui eu nunca tinha visto uma coisa assim...

    ResponderExcluir
  24. nossa como pte mudor esta imaje e tudo na estoria de pte ta de parabens equipe de amarelhinho

    ResponderExcluir
  25. OBRIGADO AO AMARELINHO 10 PELA POSTAGEM, ESSE TRABALHO FOI FRUTO DO NOSSO TRABALHO ACADEMICO DO CURSO DE HISTORIA DA UNEA - UAB.
    ATT,

    JORGE
    EDISIO
    CARLOS

    ResponderExcluir
  26. parabéns a boca rica que começou tudo na Estoura de Itabaína não vejo fala dele

    ResponderExcluir
  27. parabéns ao povo dessa terra, que é quem realmente paga a conta.

    ResponderExcluir
  28. Uma pergunta! Quantos anos têm que encêndiaram os dois carros na praça devido o cancelmento dos premios do bingo?
    Quem souber diz aí?

    ResponderExcluir
  29. Amarelinho 10 vcs estão de parabéns,obrigado por essa matéria.

    ResponderExcluir